Crianças assistindo a programação

Iniciativa da Oficina Casa do Alto em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri, o Cine Clube Zé Sozinho busca dar continuidade as exibições do pernambucano José Raimundo Cavalcante, o Zé Sozinho. Ainda garoto ele foge de casa com 12 anos rumo a Fortaleza, local onde começa a paixão pelo seu primeiro emprego, o cinema, ao varrer a sala de exibição em troca de assistir filme de graça. Depois faz outros serviços na sala, em troca das refeições. De volta a Caririaçu, depois de alguns anos, passa a exibir filmes no Círculo Operário, utilizando um projetor de 16mm pertencente àquela instituição. Em 1970, adquire um projetor e circula por diversas cidades do interior no nordeste, realizando exibições em salas improvisadas, atividade que duraria mais de 30 anos.

Em 2007, o Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri fecha parceria com Zé Sozinho e passa a alugar seu equipamento para a projeção da sua programação de cinema para crianças,  o Sessão Curumim, na cidade de Caririaçu. Foram dois anos até sua morte em 2009. A partir daí as exibições ficaram por conta da Oficina Casa do Alto

Projeto Ciranda da Leitura

(produção)  e do sobrinho de seo Zé Sozinho que herdou seu equipamento.

Cícero "Sozinho"

Em 2011, chegamos a uma média de trinta crianças por sessão. O cine Clube tem sessões às quartas-feiras e o público  é composto das crianças que participam do projeto Ciranda da Leitura, estudantes das rede pública municipal e demais interessados. A programação é composta dos filmes da Programadora Brasil aliados a outras formas de entretenimento, ou mesmo conjugados a micro oficinas de animação e micrometragens, feitos com máquina fotográfica digital e celular. E assim buscamos fechar um ciclo a atividade de cinema é levado a um público maior e mais diversificado, que passa a ter acesso a obras antes praticamente inacessíveis, em locais de fácil acesso e sem fins lucrativos, com debates e atividades especificamente programadas.

Deixe um comentário